CREDENCIAMENTO EMERGENCIAL 448/SMA/DSLC/2021

24/09/2021 10:30

No dia 24/09/2021 a ACMR ficou pelo credenciamento 448/SMA/DSLC/2021 como líder na parceria entre cinco associações/cooperativas do município de Florianópolis e total de seis equipes trabalhando somente na coleta seletiva dos materiais reciclaveis secos e realizar a coleta emergencial de apoio as própria entidades que estavam sofrendo pela falta de material para trabalhar (recicláveis) devido a greve dos funcionários da Autarquia/COMCAP, liderada pelo sindicato "SINTRASEN" que revindicavam o fim das contratações terceirizadas da Prefeitura, e pedem a COMCAP 100% publica, com a greve as Associações/cooperativas do município ficam sem os materiais já que muitas dependem da coleta seletiva da SM/Autarquia/COMCAP, passando por dificuldades pois dependem da produção.

Tudo deu inicio pelas frequentes greves em que o SINTRASEN realizava, a sociedade já se voltava contra as paralisações ali se tratava de saúde publica onde todos estavam sendo lesados pelos atos cometidos, com isso a PMF foi montando estratégias, e com o apoio do povo desmembrando a COMCAP e optando pela terceirização dos trabalhos de coleta de resíduos do município. Em meio as negociações através de uma carta enviada durante uma greve anterior a prefeitura se sensibilizou em favor as associações e cooperativas, para a contratação e a realização da coleta seletiva emergencial da cidade.

A ACMR foi a única a passar pelo credenciamento ficando na liderança e assim afiliando as demais associações/cooperativas que possuíam os próprios veículos na utilização complementar de coleta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para a coleta seletiva, estão destinadas seis equipes. O serviço também está parado por conta da interrupção nas atividades da Comcap. Essa coleta será realizada a partir do credenciamento das cooperativas de triadores/catadores da Capital.

O custo com as empresas contratadas em caráter emergencial está na casa dos R$190 por tonelada recolhida, enquanto a Comcap custa aos cofres públicos R$400 por tonelada, segundo informações da Prefeitura.

Na última quarta-feira, o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) determinou que a greve promovida pelos servidores da Comcap é de caráter ilegal. Na sexta, foi autorizado que o município implemente a demissão por justa causa aos grevistas.

No mesmo dia, a Prefeitura de Florianópolis instaurou uma sindicância para apurar o descumprimento das decisões judiciais que declararam a ilegalidade do ato, identificando os servidores da Comcap que ainda não retornaram ao trabalho, conforme decisão judicial. 

Fonte ND+ndmais.com.br/infraestrutura/florianopolis-realiza-forca-tarefa-para-coletar-lixo-neste-fim-de-semana/?utm_source=whatsapp&utm_campaign=wp-florianopolis&utm_medium=wp-grupos